sexta-feira, 22 de junho de 2012

Os Ambientes Virtuais…


Questões:

1. Os ambientes virtuais são suficientemente ricos do ponto de vista sócio - emocional e cognitivo para se constituírem como ambientes ricos de desenvolvimento social, individual, na aprendizagem?

2. Quais as características diferentes da comunicação online (i.e., da comunicação mediada por computador)?


No que diz respeito à primeira pergunta, vários estudos têm demonstrado a eficácia dos ambientes virtuais no desenvolvimento dos indivíduos.


O mundo virtual é rico em informação e promove a divulgação cultural. Está cada vez mais longe a ideia de que as CMC são pobres na sua qualidade comunicacional. Estamos perante uma plaforma multifacetada e instrutiva, disponível para todos, ao alcance de um simples "cique".


Existem cursos, universidades online. Podemos conhecer e viajar pelo mundo num simples "clique".


Hoje em dia é possivel a realização de entrevistas pelo Skype , assim como videoconferências em reuniões, ou assitir a congressos e aulas sem a nossa presença.


Não é preciso  "estar lá" para que o indivíduo tenha um bom desenvolvimento social e individual.


Quanto à segunda pergunta, as características principais da CMC comparativamente à comunicação F2F são:


- invisibilidade - visto não existir a presença física do outro na interaçao;


- anonimato - o estar invisível facilita o anonimato, não sabemos realmente quem está do outro lado, pois não o podemos ver;


- má interpretação da mensagem - a falta de pistas visuais leva muitas vezes à má interpretação de uma mensagem de texto, não conseguimos ver no outro as suas expressões não verbais e reaçoes.


- a falta de espontaneidade - existe tempo para refletir sobre o que se escreve, contrariamente às reaçoes num contato F2F.





Referência Bibliográfica: 


Quintas-Mendes, A.; Morgado, L.; Amante, L. (2007). “Psicologia das Interacções Online e E-Learning”, In: I Jornadas Internacionais do CEEI - Paradigmas Educacionais em Mudança, Actas das I Jornadas Internacionais do CEEI.Universidade Aberta, Lisboa. 
Disponível em: quintasmendes.googlepages.com/mendes_morgado_amante.pdf.

Sem comentários:

Enviar um comentário