Questões:
1. Os ambientes virtuais são suficientemente ricos do ponto de vista sócio - emocional e cognitivo para se constituírem como ambientes ricos de desenvolvimento social, individual, na aprendizagem?
2. Quais as características diferentes da comunicação online (i.e., da comunicação mediada por computador)?
O mundo virtual é rico em informação e promove a divulgação cultural. Está cada vez mais longe a ideia de que as CMC são pobres na sua qualidade comunicacional. Estamos perante uma plaforma multifacetada e instrutiva, disponível para todos, ao alcance de um simples "cique".
Existem cursos, universidades online. Podemos conhecer e viajar pelo mundo num simples "clique".
Hoje em dia é possivel a realização de entrevistas pelo Skype , assim como videoconferências em reuniões, ou assitir a congressos e aulas sem a nossa presença.
Não é preciso "estar lá" para que o indivíduo tenha um bom desenvolvimento social e individual.
Quanto à segunda pergunta, as características principais da CMC comparativamente à comunicação F2F são:
- invisibilidade - visto não existir a presença física do outro na interaçao;
- anonimato - o estar invisível facilita o anonimato, não sabemos realmente quem está do outro lado, pois não o podemos ver;
- má interpretação da mensagem - a falta de pistas visuais leva muitas vezes à má interpretação de uma mensagem de texto, não conseguimos ver no outro as suas expressões não verbais e reaçoes.
- a falta de espontaneidade - existe tempo para refletir sobre o que se escreve, contrariamente às reaçoes num contato F2F.
Referência Bibliográfica:
Quintas-Mendes, A.; Morgado, L.; Amante, L. (2007). “Psicologia das Interacções Online e E-Learning”, In: I Jornadas Internacionais do CEEI - Paradigmas Educacionais em Mudança, Actas das I Jornadas Internacionais do CEEI.Universidade Aberta, Lisboa.
Disponível em: quintasmendes.googlepages.com/mendes_morgado_amante.pdf.
Sem comentários:
Enviar um comentário